Arcano 3 - A Imperatriz

2.8.08

A Imperatriz

Descer a trilha que leva à Cachoeira do Rosário, a 35 km de Pirenópolis, GO, não foi tarefa fácil. Consegui, entretanto, e fiquei feliz, porque descobri que sou muito mais forte - e maior - do que a fibromialgia que antes já me impedira de realizar muitas coisas.

Confesso que eu não tinha a menor idéia do que significava fazer uma trilha daquelas. Quando o Demócrito, dono daquele paraíso, falou que íamos com guia, imaginei que era para que não errássemos o caminho e quando ele entregou o cajado, imaginei que fosse porque o terreno é íngrime. Apenas isso. Lá fui eu, animada, trilha abaixo, sem supor que escorregaria várias vezes, ficaria arranhada, que meu joelho sentiria o impacto da descida e, sobretudo, não tinha a menor idéia de que vivenciaria uma aventura "radical" para esta pessoinha urbana.

Viva a antiginástica, que pratico há quase um ano e que me colocou no prumo outra vez! Descobri que minha musculatura aguenta essas paradas e - quem me conhece sabe o que isso significa - já estou pensando em novas aventuras do tipo.

Nessa foto, estou praticamente dentro de uma concavidade existente no paredão da cachoeira. Imagino que em época de chuva o acesso a esse local não seja lá tão fácil. Esse lugar fez-me sentir como se eu estivesse no útero da Grande Mãe. Aliás, senti-me A Imperatriz em pessoa, sentada sobre uma rocha trono, segurando o cajado cetro, feliz com minha soberania, auto-superação, extasiada com tudo o que eu via ali.

A Imperatriz, Arcano III, é a representação da Grande Mãe. Rege a natureza e todos os seres viventes e os reinos mineral, vegetal e animal. Rege Gaia - o Planeta Terra - e qualquer coisa relacionada ao meio ambiente. Ela é a senhora da ecologia, inclusive a ecologia humana, tão ignorada ou desprezada por muitos humanos.

A Imperatriz tem relação com a fertilidade, a exuberância, a energia vital, a expressividade. Também tem tudo a ver com o contrário disso tudo: a infertilidade, a escassez, a morbidez, a insipidez... Tudo depende de levarmos em conta duas coisas muito importantes: os ciclos naturais, que se sucedem inexoravelmente e exercem influência sobre nossas vidas; e o modo como agimos diante da vida e/ou nela interferimos.

A Imperatriz mostra a todos nós, continuamente, que o tipo de energia que eu gero é o mesmo tipo de energia que receberei. Se produzo fartura, fartura recebo e se gero escassez, não posso esperar outra coisa. Tão simples quanto não poder esperar que uma mangueira dê goiabas!

Por ser o arquétipo da Grande Mãe, A Imperatriz é nutriz e protetora, amorosa, terna, generosa. A Imperatriz educa e, por isso, também fala não e, embora seja piedosa, tolerante e paciente, sabe, também, a hora em que deve reprimir.

A soberania e a dignidade da Imperatriz são sagradas. Por isso, qualquer forma de desrespeito, egoísmo, mentira, falcatrua, falsidade, traição, deslealdade, usurpação, enfim, qualquer coisa que gere algum tipo de perda ao outro - ou a si mesmo - é contrário a tudo o que A Imperatriz representa e, assim, ela reage num ímpeto furioso contra quem a vilipendiou, retirando toda a abundância e oferecendo, em troca, a total escassez.

A Imperatriz ensina que a soberania só pode ser atingida pelo autoconhecimento e pelo amor-próprio. Isso, contudo, exige engenho e arte. Para chegar lá, experimentamos dor e tristeza, desprezo, amargura e angústias, perdas e desilusões. Mas não sempre. Experimentamos, também, doçura, ternura, afetuosidade, aconchego, respeito, paparico...

Há um segredo sobre esse Arcano: A Imperatriz rege os sistemas reprodutor feminino, especialmente o útero, e digestivo, especialmente o conjunto fígado-baço-pâncreas, assim como os rins, a vesícula e a bexiga e os intestinos delgado e grosso. A circulação sanguínea também está associada a esse Arcano que, também, rege os distúrbios emocionais (no passado chamados de histerias) e as somatizações deles decorrentes, especialmente quando atingem os órgãos por ele regidos.

A Imperatriz é o Arcano que rege meu nome e minha data de nascimento. Isso significa que é esse arquétipo que indica por onde eu vou e como me expresso no mundo. Minha gargalhada, solta, alta e plena, diz tudo.

Nenhum comentário: